Início » Produtos » Conjuntos de Fixação » Fixações DB2
Bottom

Fixações Aparafusadas DB2

Objetivo das Fixações DB2

Entre as décadas de 1960 e 1980 a Dorbrás forneceu às ferrovias brasileiras mais de 3 milhões de dormentes de concreto bi-bloco equipados com conjuntos de fixação RN em diferentes configurações.

Embora muitos desses dormentes já estejam atualmente com cerca de 40 anos de uso em serviço comercial, a grande maioria deles ainda se encontra em excelente estado de conservação e apresentando um elevado desempenho.

Visando ampliar ainda mais a vida útil desses dormentes e atender às demandas e necessidades atuais das ferrovias brasileiras, a Dorbrás desenvolveu, com base na experiência e no mesmo conceito básico das fixações P-2 e J-2 utilizadas na Espanha há vários anos, as fixações duplamente elásticas e isolantes DB2, destinadas a substituir as antigas fixações RN e melhorar o comportamento desses antigos modelos de dormentes bi-bloco nas curvas de pequeno raio e vias de carga pesada.

Principais Características Técnicas

As fixações DB2 são compostas por calços isolantes em náilon de alta resistência ao impacto reforçado com fibras de vidro, lâminas de mola protegidas por pintura anticorrosiva, palmilhas de borracha padrão UIC e parafusos com porca e arruela lisa de aço, zincados e bicromatizados.

Os conjuntos de fixação DB2 possibilitam aos dormentes bi-bloco projetados originalmente para utilização com fixações RN obter um melhor desempenho nas curvas de pequeno raio e nas vias de carga pesada, situações onde as fixações RN tendem a apresentar desgaste prematuro dos coxins e cavidades de apoio das molas de fixação.

Além de assegurar uma perfeita compatibilidade com os diversos modelos de dormentes bi-bloco produzidos no Brasil pela Dorbrás e de dispensar a utilização dos coxins amortecedores e arruelas isolantes de náilon, as fixações DB2 apresentam, em comparação com as fixações RN, maior força de aperto, melhor isolamento elétrico, maiores retencionamentos lateral e longitudinal e menor desgaste.