Início » Produtos » Dormentes de Concreto » Dormentes Bi-Bloco
Bottom

Dormentes Bi-Bloco de Concreto Armado

Concepção Estrutural

Os dormentes de concreto bi-bloco consistem basicamente de dois blocos de concreto armado interligados por um perfil metálico. Este design resulta da otimização da forma monolítica tradicionalmente utilizada pelos dormentes ferroviários, visando a obtenção de um apoio mais bem definido e homogêneo sobre o lastro, maior resistência lateral e melhor estabilidade, bem como a redução do peso total do dormente de concreto.

Como as cargas de roda aplicadas aos trilhos são distribuídas pelos dormentes apenas sobre a porção de lastro situada na região sob os trilhos, a massa de concreto da parte central do dormente pode ser eliminada. Esta solução permite dobrar a área de apoio lateral do dormente contra o lastro, eliminando os riscos de fratura no centro do dormente por flexão negativa e perda de estabilidade resultantes do apoio da parte central do dormente sobre o lastro.

Os dormentes de concreto bi-bloco projetados pela Dorbrás atendem aos requisitos de desempenho estabelecidos pelos Clientes mais exigentes e pelas mais rigorosas normas e especificações nacionais e internacionais do setor ferroviário, como ABNT/NBR, AREMA, CEN, BNCF, UIC, dentre outras.

Principais Vantagens

Além das vantagens tipicamente proporcionadas pelos dormentes de concreto (veja Dormentes de Concreto - Razões de seu Sucesso), os dormentes bi-bloco de concreto armado apresentam as seguintes vantagens adicionais:

  • Suas quatro faces laterais de apoio contra o lastro proporcionam a maior resistência lateral dentre todos os tipos de dormentes disponíveis, diminuindo o risco de desvios geométricos e flambagem lateral dos trilhos;
  • Dentre os dormentes de concreto é o que apresenta o menor peso próprio, facilitando e barateando as operações de transporte, manuseio, assentamento, manutenção e substituição;
  • Proporcionam vias mais flexíveis, resultando em menor desgaste dos trilhos e rodas dos trens, bem como em maior conforto, qualidade de rolamento e tolerância aos impactos dinâmicos;
  • Por se apoiarem apenas na porção de lastro consolidada pela operação de socaria, asseguram a perfeita estabilidade da via;
  • Devido à presença da viga de interligação em aço estrutural de alta resistência, possuem maior tolerância a deficiências de manutenção do lastro e recalques na plataforma da via, sendo muito menos sensíveis aos momentos fletores negativos no centro do dormente.

Tecnlogia de Fabricação

Os dormentes bi-bloco da Dorbrás são fabricados com materiais de alta qualidade, utilizando-se armaduras altamente reforçadas e concreto seco de alta resistência (fck > 40 MPa), por processo de moldagem que utiliza enérgica vibração e intensa compactação. As vigas de interligação são produzidas em aços patináveis de elevada resistência à corrosão, o que garante o desempenho dos dormentes e a manutenção da bitola mesmo sob as condições mais severas de utilização e solicitação, sem comprometer a elasticidade da via.

A Dorbrás utiliza máquinas moldadoras especialmente projetadas para a produção de dormentes bi-bloco, cujo processo de desmoldagem imediata garante uma produção elevada com qualidade e precisão dimensionais asseguradas. Este processo produtivo se caracteriza por sua grande versatilidade, podendo fabricar diferentes modelos de dormentes bi-bloco com a simples substituição de um único molde por máquina moldadora.