Início » Produtos » Dormentes de Concreto » Dormentes Monobloco
Bottom

Dormentes Monobloco de Concreto Protendido

Principais Vantagens

Os dormentes de concreto monobloco consistem basicamente de uma viga monolítica de concreto protendido, conforme mostrado na figura abaixo.

Os dormentes monobloco são em geral peças de concreto bastante robustas capazes de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos pelas mais rigorosas normas nacionais e internacionais do setor ferroviário (e.g. ABNT/NBR, AREMA, CEN, BNCF, UIC, etc.).

Além das vantagens tipicamente proporcionadas pelos dormentes de concreto (veja dormentes de concreto - razões de seu sucesso), os dormentes monobloco de concreto protendido apresentam as seguintes vantagens adicionais:

  • Em virtude de sua forma monolítica, podem ser instalados em vias de bitola mista, com três ou quatro fiadas de trilhos;
  • Sua elevada massa lhes confere uma excelente estabilidade;
  • Podem ser utilizados como suportes dos trilhos nos aparelhos de mudança de via (AMVs), melhorando muito o desempenho desses equipamentos.
  • Para as aplicações envolvendo cargas por eixo muito elevadas e produção em larga escala, tendem a ser mais econômicos que os dormentes bi-bloco em virtude do seu menor consumo de aço por dormente.

Tecnologia de Fabricação

Para a fabricação dos dormentes monobloco são utilizados fios ou cordoalhas de protensão da alta aderência e baixa relaxação, além de concreto plástico de alta resistência (fck > 45 MPa) endurecido por processo de cura térmica acelerada. Os dormentes monobloco são produzidos em pistas de protensão com moldes contínuos ou módulos independentes dispostos em linha (processo long-line), ou em fôrmas autoportantes (processos short-line e carrossel).

Por exigir o emprego de um grande número de fôrmas metálicas, o processo de fabricação dos dormentes monobloco é especialmente recomendado para produções em larga escala que não requeiram freqüentes alterações no modelo de dormente produzido.