Sistema VBV de Via sem Lastro
Histórico do Desenvolvimento
O Sistema VBV combina a experiência de mais de 30 anos de operação comercial da via tipo VSL (ver Sistema VSL) em centenas de quilômetros de linhas férreas e metrôs em todo o mundo, com as inovações desenvolvidas para atender aos requisitos de desempenho atuais, como cargas por eixo de até 365 kN, velocidades de 200 km/h ou mais e tráfego de até 150 milhões de toneladas brutas anuais.
A partir de experiências bem sucedidas realizadas em países como França, Dinamarca e Suíça, verificou-se que a via sem lastro do tipo VSL apresentava um desempenho ainda melhor quando as vigas de interligação de aço eram cortadas e removidas, trazendo benefícios em termos de isolamento elétrico, desobstrução da região central da via e conseqüente melhoria na sua aerodinâmica.
A eliminação definitiva da viga de interligação no Sistema VBV possibilitou um aumento superior a 50% na altura das galochas e na profundidade de embutimento dos blocos, melhorando sensivelmente a estabilidade lateral da via.
Em Termos de Desempenho, o Sitema VBV Proporciona:
- Excepcional estabilidade lateral e controle dinâmico da bitola, devido ao embutimento profundo dos blocos VBV no concreto fase II;
- Via mais aerodinâmica, o que é particularmente benéfico em túneis longos;
- Fácil acesso a todos os componentes (sem necessidade de corte do trilho), possibilitando rapidez às operações de inspeção e substituição;
- Possibilidade de reajuste do nível dos trilhos em caso de recalques diferenciais na plataforma da via através da simples inserção de palmilhas rígidas dentro das galochas de borracha;
- Pode ser instalado em AMV's, passagens de nível e pátios rodo-ferroviários, mantendo uma elasticidade homogênea ao longo de toda a via;
- Passeio central livre e seguro para a inspeção da via e circulação de passageiros, em caso de necessidade de uma evacuação de emergência;
- Elevadíssima precisão geométrica, resultante do método “top down” de instalação;
- Homologado de acordo com rigorosas normas internacionais;
- As excelentes referências de emprego do Sistema VBV no Brasil, somadas às inúmeras referências de emprego internacionais de sistemas de via similares, comprovam a superioridade da via sem lastro com blocos independentes sobre apoios resilientes.
Do Ponto de Vista Econonômico, o Sitema VBV Oferece:
- Custo altamente competitivo, muito inferior ao dos sistemas massa-mola pesados (lajes flutuantes) e equivalente ou até mesmo inferior ao da via sem lastro com placas resilientes sobre base rígida;
- Na grande maioria dos casos, não requer o emprego de armaduras ou estribos no concreto fase II (concreto de embutimento dos blocos VBV);
- Processo de instalação que não necessita de fôrmas elaboradas;
- Elevada taxa de instalação. Uma média de 300 metros de via singela por turno de 10 horas pode ser consistentemente atingida sem uso de equipamentos especiais;
- Operação virtualmente livre de manutenção, exceto quanto à manutenção normal dos trilhos, resultando num baixo custo total pelo ciclo de vida útil;
- Em comparação com outros sistemas de via sem lastro, pode ser instalado em túneis de menor gabarito e sobre estruturas elevadas mais leves, trazendo significativa economia às obras civis.