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Sistema VSL de Via sem Lastro

Tecnologia Mundialmente Consagrada

O conceito de via sem lastro representado pelo Sistema VSL (Via Sem Lastro), também conhecido em outros países por Sistema VSB, ou Stedef, vem sendo utilizado com enorme sucesso por diversas ferrovias e metrôs em várias partes do mundo desde sua primeira instalação no túnel Bötzberg da Ferrovia Federal Suíça (SBB) em 1966.

Este tipo de via sem lastro, genericamente chamado de “dormentes sobre apoios resilientes”, é composto basicamente por dormentes bi-bloco de concreto armado apoiados sobre palmilhas microcelulares e galochas de borracha. A base dos blocos – região revestida pela galocha de borracha – fica embutida numa base de concreto simples (concreto fase II), assegurando a perfeita geometria da via e conferindo-lhe uma elasticidade controlada, uma vez que os dormentes ficam livres para sofrer deflexão vertical, comprimindo a palmilha microcelular, dentro dos limites estabelecidos em projeto.

As faces internas da galocha de borracha possuem nervuras em alto relevo que acompanham o movimento vertical dos blocos do dormente, evitando o desgaste por abrasão do material elastomérico.

O conjunto completo funciona como um sistema de via sem lastro com dois níveis de elasticidade (palmilha elástica do trilho e palmilha microcelular) separados por massa intermediária moderada (bloco do dormente, com massa em torno de 100 kg).

Dependendo das características do tráfego, cada apoio do trilho tem seu coeficiente de elasticidade global definido entre 25 e 35 kN/mm, o que possibilita a atenuação dos impactos dinâmicos e vibrações de alta freqüência resultantes do contato roda-trilho, bem como uma consistente atenuação, da ordem de 10 dBv, das vibrações de baixa freqüência.

Referências de Emprego

A tecnologia de via sem lastro com dormentes bi-bloco sobre apoios resilientes já acumula uma experiência de mais de 30 anos em serviço comercial em diferentes países e vem, ano após ano, comprovando seu elevado desempenho e baixíssimos índices de manutenção.

No Brasil, o Sistema VSL da Dorbrás está instalado nos trechos de via em túnel compreendidos pela primeira fase da implantação do Metrô do Rio de Janeiro.