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Sistemas de Via Sem Lastro Com Atenuação de Vibrações e Ruídos

Atenuando Vibrações e Ruídos - Conceitos Básicos

A circulação dos veículos ferroviários nas vias sem lastro pode gerar vibrações e ruídos acima dos níveis tolerados, causando sérios problemas ambientais. A maneira mais econômica de se evitar a ocorrência desses problemas é atenuar as emissões de ruídos e vibrações já ao nível da superestrutura da via permanente.

A propagação dos ruídos primários aerotransportados pode ser mitigada com o emprego de barreiras acústicas e outros materiais isolantes. Já a redução dos ruídos gerados pelo contato roda-trilho depende de uma boa manutenção dos trilhos e rodas, bem como de medidas para atenuar os impactos dinâmicos e vibrações de alta freqüência. A questão mais fundamental, entretanto, está relacionada à atenuação das vibrações de baixa freqüência, pois estas podem se propagar por meio sólido a longas distâncias e causar inúmeros efeitos negativos, como incômodo e desconforto aos seres humanos e animais, geração de ruídos secundários e danos estruturais às edificações lindeiras.

A capacidade de atenuação de vibrações e ruídos de um sistema de via sem lastro está relacionada com os seguintes conceitos básicos:

  • Para proporcionar uma adequada atenuação de vibrações, a via sem lastro deve incluir ao menos dois níveis de elasticidade separados por massa intermediária de grandeza apropriada (sistemas DUK, ou MUK);
  • Quanto maior a massa intermediária e menor o coeficiente de elasticidade global, menor será a freqüência natural do sistema e maior será a capacidade de atenuação em baixas freqüências;
  • Sistemas com grandes massas intermediárias (e.g. lajes flutuantes, ou sistemas massa-mola pesados), promovem “atenuação por isolamento”, enquanto que sistemas com pequenas massas intermediárias promovem “atenuação por deflexão” (e.g. placas de apoio resilientes).
  • Embora sejam capazes de promover atenuações mais elevadas em baixas freqüências, os sistemas com grandes massas intermediárias apresentam custo global extremamente elevado e são difíceis de instalar e manter, devendo ser utilizados apenas em trechos localizados onde atenuações em torno de 20 dBv ou mais se provem uma necessidade absoluta;
  • Sistemas com massas intermediárias moderadas, em torno de 100 kg por apoio discreto do trilho, apresentam melhor relação custo/benefício, pois além de serem bastante econômicos, proporcionam atenuações da ordem de 10 a 12 dBv em baixas freqüências – portanto mais que o dobro da capacidade de atenuação dos sistemas com pequenas massas intermediárias – e suficiente para evitar a ocorrência de problemas ambientais na grande maioria dos casos;
  • Qualquer que seja o sistema de via utilizado, deve-se evitar ao máximo a presença de vínculos diretos (pontes acústicas) entre os suportes dos trilhos e as massas intermediárias, ou entre estas e a base estrutural da via. Um exemplo típico desses vínculos é o emprego de parafusos ou chumbadores para fixar as placas de apoio sobre as lajes flutuantes.

Alternativas da Dorbrás em Sistemas de Via Sem Lastro

Os sistemas de via sem lastro produzidos pela Dorbrás são compostos por dois níveis de elasticidade separados por massa intermediária moderada (via do tipo DUK), sem qualquer vínculo direto entre os suportes discretos dos trilhos e a estrutura base de concreto. Esta configuração apresenta uma série de vantagens técnicas e econômicas, como uma elevada capacidade de atenuação de vibrações em baixas freqüências, facilidade e rapidez na instalação, precisão geométrica sem necessidade de reajustes após a concretagem, baixíssimos índices de manutenção e desgaste e elevada estabilidade, tudo por um custo global extremamente competitivo.

Sistema VSL de Via Sem Lastro

O Sistema VSL de via sem lastro é composto por dormentes bi-bloco “engalochados” (i.e. com galochas ou sapatas de borracha e palmilhas microlelulares), parcialmente embutidos numa base de concreto. Este sistema de via conta com décadas de experiência em serviço comercial, tendo comprovado seu elevado desempenho em centenas de quilômetros de vias férreas em todo o mundo.

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Sistema VBV de Via Sem Lastro

O Sistema VBV de via sem lastro é uma evolução do Sistema VSL, cuja principal diferença é a substituição dos dormentes bi-bloco por blocos independentes de concreto armado. O Sistema VBV inclui uma série de avanços técnicos e melhorias de desempenho que ampliam ainda mais as vantagens deste já consagrado conceito de via sem lastro com relação a outros bem mais complexos e de custo muito mais elevado.

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