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Dormentes de Concreto Para Vias Férreas Convencionais Com Lastro

Dormentes de Concreto - Razões de seu Sucesso

Apesar dos primeiros dormentes de concreto terem sido produzidos no final do século 19, até o início da década de 1940 as ferrovias utilizavam quase que exclusivamente os dormentes de madeira. A escassez da madeira de boa qualidade em muitos países, principalmente após a 2ª guerra mundial, levou a uma grande intensificação no emprego dos dormentes de concreto.

Atualmente, com mais 400 milhões de unidades em serviço comercial e mais de 60 anos de experiência e desenvolvimento tecnológico, os dormentes de concreto já se tornaram um produto consagrado em âmbito mundial, sendo que seu uso vem se tornando cada vez mais freqüente principalmente devido a sua incontestável superioridade técnica frente aos demais tipos de dormentes.

Algumas das vantagens dos dormentes de concreto que justificam o crescimento do interesse mundial pelo seu uso estão citadas abaixo:

  • Maior resistência lateral e vertical devido à maior massa do concreto;
  • Via com geometria mais uniforme, resultando em rolamento mais suave, seguro e maior conforto para os passageiros;
  • Via mais segura, com menores chances de ocorrência de descarrilamentos;
  • Maior vida útil do dormente (estimada em 50 anos ou mais);
  • Menores índices de manutenção e menor custo total pelo ciclo de vida útil;
  • Menor espaçamento longitudinal em comparação com outros tipos de dormentes, exigindo um menor número de unidades por quilômetro de via;
  • Elevada homogeneidade e consistência na qualidade da produção;
  • Inerente adequação ao emprego de trilhos continuamente soldados;
  • Elevado desempenho sob condições de tráfego muito severas, incluindo as vias de carga pesada (heavy haul) e de alta velocidade;
  • Versatilidade no emprego dos mais diversos sistemas de fixação dos trilhos;
  • Custo bastante competitivo em comparação com os outros tipos de dormentes, sobretudo se forem considerados todos os custos envolvidos na manutenção da via permanente a médio e longo prazos.

Alternativas da Dorbrás em Dormentes de Concreto

Ao longo dos últimos 50 ou 60 anos houve um grande desenvolvimento em âmbito mundial na tecnologia de projeto e fabricação de dormentes de concreto. Nesse período, diversos tipos de dormentes de concreto foram testados, mas apenas dois deles se mostraram realmente adequados dos pontos de vista técnico e econômico, representando atualmente a quase totalidade dos dormentes de concreto utilizados em todo o mundo. Cada um deles, por sua vez, apresenta características e vantagens particulares que os tornam mais ou menos indicados para uma determinada aplicação.

A Dorbrás coloca à disposição de seus Clientes todo o seu know-how e expertise em superestrutura de via permanente para auxiliá-los na escolha do tipo e modelo de dormente de concreto mais apropriado para suas necessidades específicas.

Os dois principais tipos de dormentes de concreto – ambos projetados, produzidos e fornecidos no Brasil pela Dorbrás – são:

Dormentes Bi-Bloco de Concreto Armado

Os dormentes de concreto bi-bloco consistem basicamente de dois blocos de concreto armado interligados por um perfil metálico. São mais leves e flexíveis, proporcionam um rolamento mais suave, maior resistência lateral e asseguram maior estabilidade à via, exigindo, desta forma, menores índices de manutenção.

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Dormentes Monobloco de Concreto Protendido

Os dormentes de concreto monobloco consistem de uma viga monolítica de concreto protendido. Podem ser aplicados em vias de bitola mista, nas regiões dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e tendem a ser mais competitivos quando as cargas por eixo na via são muito elevadas.

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